10 agosto 2014

#10ª Resenha de 2014 - Divergente (Jhonatan Gouveia).

Olá, sou Jhonatan Gouveia 2° gerente da Leitura Silenciosa, vou resenhar um livro que tem feito muito sucesso ultimamente, seu filme garantiu o resto da franquia inteira no cinema.


Número de páginas: 502
Ano da publicação: 2011
Editora: Rocco, jovens leitores 

SINOPSE: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

RESENHA: Divergente aponta uma critica social ocultada em suas 502 páginas. O ser humano com sua ambição sempre quer mais e mais não importa o quanto custe, não importa se vai perder algo com isso, não importa se irá matar ou morrer. A ambição humana pode levar as pessoas a tudo, o governo passou a seu uma coisa fútil, todos o querem, todos querem moldar o mundo a sua forma, todos querem ter uma vida fácil. Coisa que para Tris, não é nada, sua vida sempre foi resumida a vestir cinza, não ser vaidosa consigo mesma, nem comer coisas simples que comemos no dia-a-dia. Amar as pessoas mais do que a si mesma tem se tornado um problema para Tris, ela não se encaixa no padrão do mundo em que vive, vários caminhos aparecerão a sua frente, porém, apenas um ela irá escolher. 

Uma escolha pode te transformar. 

-Divergente, Veronica Roth




Nenhum comentário: