02 dezembro 2014

#19 Resenha do Ano - Fugitivos (Carlos H. Barros)

Recebi do autor Carlos um exemplar autografado do seu livro - do seu enorme livro, melhor dizendo - "FUGITIVOS" e hoje irei resenhá-lo aqui no Blog!

Título: Fugitivos
Autor: Carlos H. Barros
Editora: Carlos H. Barros
Ano: 2014 
Páginas: 634
O livro segue a história de vida de cinco jovens totalmente diferentes, mas com duas semelhanças ao meu ver: o desejo de fugir da vida miserável que levam e o sentimento de carinho que têm um com o outro. Os cinco, é claro, se conhecem. São eles: Bianca, a pequenina irmã de Gabriel; Gabriel, o rapaz que tenta fugir da vida do tráfico de drogas em que vivem seu pai e seu irmão; Caio, o garoto que perdeu toda a família num trágico acidente; Fernanda, a menina que tem de ser sempre forte para defender seu irmão dos abusos do pai e Jonas, o irmão de Fernanda.

Assim que comecei a leitura já me encantei pelo modo como o autor consegue prender o leitor numa história tão empolgante e instigante. É daqueles livros que você lê sem parar. Um bom exemplo disso, no meu último dia de leitura eu devorei quase 200 páginas do mesmo. Voltando... Ao início do livro, você conhece a história de cada um dos cinco jovens, das quais a que mais me emocionou foi a do Jonas e da Fernanda... derramei inúmeras lágrimas enquanto lia.

Você pode estar se perguntando: e o que há de tão emocionante na vida deles dois? Não é... bem... "emocionante". E sim doloroso, cruel, em suma. Jonas é violentado por qualquer motivo besta dentro de seu apartamento pelo pai, e enquanto a mãe não faz nada, Fernanda é obrigada a defender o irmão mais novo... Há um fato interessante e curioso nisso tudo: porque Fernanda não apanha também? Aí é que está... Renato, o seu pai, é...



Não vou revelar o porquê dela também não sofrer como seu irmão, chega a ser repugnante. Fiquei totalmente surpreso quando cheguei à resposta que eu tanto esperava. Do outro lado, acompanhamos a triste história de Caio, o garoto que perdeu os pais num soterramento e foi obrigado a morar com a avó (Tereza ou Teresa? Às vezes, fica confuso de se saber o nome real dela, pois ora ou outra o autor meio que se confunde.).

Tecnicamente, todos os personagens são marcados por alguma tristeza do destino. Jonas é violentado, a irmã Fernanda sofre por ele do mesmo modo que o defende, Gabriel carrega o peso de ter um irmão "bandido" e um pai preso por um crime horrendo que é revelado ao decorrer da história, Caio perdeu os pais (acho que já repeti isso umas três vezes) e Bianca é doce, e tão inocente, mas só tem mesmo o irmão Gabriel com quem contar. Quando você acha que nada mais de ruim poderia acontecer na vida desses cinco garotos, aí o autor te surpreende...

São tragédias que, digamos, sentimos na pele as dores das mesmas. Depois de tanto suportarem essas vidas, e com novos acontecimentos intrigantes, o livro ganha sentido, afinal, eles fogem.


Não vou negar que tive um certo receio para começar essa parte do livro, imaginei que, tipo, a história iria perder aquela empolgação que dava no leitor, não iam haver mais motivos para eu derramar lágrimas, mas eu me enganei totalmente. Exceto que, enfim, os personagens tiveram grandes momentos de felicidade - principalmente depois de virem parar em Alagoas, meu estado.



O livro, em si, eu recomendaria para todas as idades, fiquei impressionado com o carinho e cuidado que o autor teve para enviar o livro (foto acima), o mesmo possui uma capa bem chamativa ao menos para mim, enfim, eu adorei a história do começo ao fim e estou ansioso para o segundo volume! Na minha escala de 0 à 5 eu daria 5 sem dúvida alguma! O livro conta com um cenário ora triste, ora divertido, narra um romance de primeira viajem, ou melhor, as aventuras do primeiro amor, tornou-se um dos melhores livros que eu já li dentre todos os nacionais da minha lista!

Infelizmente, não haverá sorteio para os leitores, pois o autor cedeu apenas um exemplar para resenha no Blog! Então, pessoal, o que acharam da resenha e do livro para quem já leu? Deixem seus comentários abaixo, por favor, estarei grato!

Adicione o livro no Skoob: http://goo.gl/cJXdpM

Visite a página do autor e de seu livro: http://goo.gl/J6VXQz

Entre em contato com o autor e adquira o seu exemplar: fugitivoslivro@gmail.com

Um comentário: