20 janeiro 2015

{Re-Post} Resenha - O Último dos Guardiões + Entrevista Exclusiva com João Paulo Silveira!

OBS.: O que você lerá é uma re-postagem da resenha de "O Último dos Guardiões", feita por nosso antigo colaborador Jhonatan Gouveia. Se quiser ser redirecionado para a postagem original, clique aqui: http://goo.gl/H6KfrF, ou, continue lendo para conferir uma entrevista exclusiva com o autor!

Sinopse: Um mundo definido por castas decide como será a vida de jovens conforme as habilidades de cada um, É necessário aprender as habilidades da guerra para defender a cidadela onde os seres diabólicos cobram seus impostos de vidas,

Um acordo de malignas intenções altera a vida de Galaniel, ele, um guardão veterano que é eleito para um conselho regente de sua sociedade.

João Paulo Silveira presenteia-nos, logo em seu primeiro romance, com uma história medieval de alta fantasia em que batalhas e magias, guerreiros e demônios se digladiam.

O Último Dos Guardiões é uma metáfora sensacional em uma jornada quase clássica, que transcorre com encontros e desencontros de presente e passado, em que o herói vive suas lutas e revive sua preparação para tal.

Título: O Último dos Guardiões
Ano: 2014
Número de Páginas: 405
Editora: Clube de Autores
Uma história agradável e ótima para se ler após o almoço de domingo, isso e tudo mais encontramos no fascinante mundo de O Ultimo Dos Guardiões, um livro que nos trás vários ensinamentos que, pode-se dizer, que foram baseados no nosso próprio dia-a-dia.

"É nosso dever ajudar aqueles que podemos e que necessitam de nosso apoio."


Seus personagens vão evoluindo conforme a história se desenvolve o que da um sabor de quero mais ao livro, assim como é impossível não se apaixonar pelos personagens desta trama, realmente acabamos sentindo o que os personagens sentem, sofrendo algumas mortes, e até mesmo ficando com raiva de alguns, porém, algumas cenas não são tão detalhadas como imaginei, o que, pelo meu ponto de vista, expande a criatividade para poder se imaginar não somente os personagens, mas, o mundo quase todo.
Adquira seu exemplar aqui: http://goo.gl/pk0WCX

Saiba mais sobre o autor e sua obra: http://goo.gl/2GDpPO

Adicione o livro no Skoob: http://goo.gl/qnT5O8

Veja o trailer: http://goo.gl/II6NV1

- - -

O autor, João Paulo Silveira, concordou em nos ceder uma entrevista exclusiva! Confira abaixo!

Leitura Silenciosa: PARA VOCÊ, COMO AUTOR E LEITOR, QUAL FOI A SENSAÇÃO DE ESCREVER SOBRE UMA HISTÓRIA DE FOCO MEDIEVAL JUNTO DE FANTASIA? E, AINDA, O GÊNERO LITERÁRIO O QUAL SE CLASSIFICA O LIVRO É DE SEU GOSTO?

João Paulo: Fantasia medieval é um dos meus gêneros prediletos. Já li muitos livros, vi muitos filmes e joguei muitos jogos rpgs. Como leitor, sempre deixei minha imaginação viajar pela história e captar todos aqueles conceitos que, hoje em dia, parecem um pouco desvalorizados, tais como amizade, lealdade, o altruísmo, a empatia, a defesa do mais fraco... 

Hoje em dia a figura do anti-herói está valorizada, onde seus motivos normalmente são pessoais e muitas vezes tomam atitudes drásticas. Claro que existe uma satisfação interna em ver uma vingança ser conquistada ou muitas vezes que nosso herói não seja "certinho", mas acredito que esse gênero ainda é o que mais permite que nos empolguemos quando ouvimos "Que há algo de bom nesse mundo, Sr. Frodo! E que vale a pena lutar!" - Samwise Gangee - O Senhor dos Anéis.

Como escritor foi fantástico poder viajar em uma história que, após traçado o escopo, foi se desenvolvendo e muitas vezes mudando aquilo que havia sido planejado e ficando melhor, quase que ganhando vida própria.


LS: COM BASE EM SEU ROMANCE DE ESTREIA E SEM REVELAR DETALHES DEMAIS DO LIVRO, QUAIS ENSINAMENTOS O MESMO PODE PASSAR AO LEITOR?

JP: O Reino de Kor fica em uma vasta região, composta de cinco grandes cidades. Sua sociedade é dividida em castas, sendo as principais guerreiras. Galaniel, um guardião renomado e experiente devido aos muitos anos de batalha, retorna da guerra e acredita que poderá enfim descansar. Entretanto, um acordo em nome do "bem maior" destrói seus planos fazendo com que ele novamente volte a defender seu povo contra o poder instituído e o mal que assola sua terra.

O livro aborda diversos conceitos sobre amizade, lealdade, altruísmo, abnegação, além de traçar paralelos com o nosso cotidiano, tais como a importância das pessoas medida por seus cargos, a tentativa de justificar atos errados baseados em fé ou religião, as decepções que a vida nos apresenta e a força para conseguir vencê-las.


LS: COMO NOVO AUTOR NO MERCADO EDITORIAL, O QUE VOCÊ PODE FALAR SOBRE COMO SE SENTE COM, DIGAMOS, UM "SONHO REALIZADO", QUE É O DE TER UM LIVRO PUBLICADO?

JP: Como autor, senti bem na pele o adágio "Quem sabe faz, quem não sabe critica". Muitas vezes quando lemos ou assistimos livros e filmes, ficamos com aquele desejo de criar uma história, ou que aquela que acabamos de ver poderia ter terminado diferente, ter ido por outro caminho... Somente quando estamos criando algo é que temos a real profundidade do que é contar uma história. Quando fazemos alguma redação ou conto, a quantidade de informações que colocamos na história é muito resumida e acabamos presos ao trio "Introdução-Desenvolvimento-Conclusão", mas quando escrevemos um livro, precisamos pensar em cada personagem, linha cronológica, a quebra da narrativa, glossário, reviravoltas, mapas, pesquisa, enfim, um sem número de coisas que quando começamos não temos sequer a ideia de que será necessário. E, por incrível que pareça, é difícil começar um livro, agora terminá-lo é dez vezes mais, pois mesmo quando você escreve a última página, começa um círculo virtuoso de aprimoramento do que foi feito. Se todos os personagens receberam a atenção merecida, se a trama está óbvia ou muito complexa, se o enredo está bem fechado...

Outro ponto é ser um autor no Brasil. Embora seja "chover no molhado" sempre vale a pena falar que infelizmente nós lemos pouco, quando comparado a outros países. Além disso, quando queremos ler alguma ficção, procuramos as estrangeiras, talvez por termos mais esperanças de vermos os filmes. Literatura nacional é mais valorizada para não ficção, tais como depoimentos, bibliografias, autoajuda, etc... Precisamos reverter isso e tentar quebrar esse paradigma, para que inclusive, nosso cinema nacional saia dessa situação em que está. Acredito que esse processo já começou, pois embora muito acanhada, percebe-se uma melhora em nossos filmes nacionais.

LS: "O Último dos Guardiões - Insurreição" PODE SER CONSIDERADO UMA DISTOPIA OU SOMENTE UMA HISTÓRIA DE FICÇÃO VOLTADA AO MUNDO MEDIEVAL E A FANTASIA?

JP: Não, o livro é uma história sobre um mundo de fantasia medieval. Existem traços que são comuns às duas temáticas, mas a trama se distingue conforme a história se desenvolve, demonstrando os conceitos baseados na "Jornada do Herói". 

O Último dos Guardiões é uma série que será composta por três livros, com o segundo já em desenvolvimento e com previsão para julho/2015 e o terceiro para início de 2016.


LS: POR ÚLTIMO, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE, VOCÊ SE BASEOU EM ALGO PARA ESCREVER O LIVRO? SE SIM, PODERIA NOS CONTAR?

JP: Sim, hoje em dia é praticamente impossível você não se basear em algo, pois muito já se foi feito. Mesmo que conscientemente não tenhamos nos baseado em uma coisa ou outra, o nosso inconsciente acaba por juntar ideias e conceitos do que já vimos e gostamos. Sou um cinéfilo de carteirinha e um bom leitor, então vou relacionar alguns dos principais livros e filmes onde certamente me baseei:

Livros, filmes e séries: O Senhor dos Anéis; O Hobbit; Game of Thrones - As Crônicas de Gelo e Fogo.

Livros: A Batalha do Apocalipse;Operação Cavalo de Troia; O Código Da Vinci; O Cavaleiro dos Sete Reinos; Sherlock Homes - vários

Filmes e séries: Cruzada; O Último Samurai; Conan; Ben Hur; Coração de Cavaleiro; Coração Valente; O Nome da Rosa; Gladiador; Vikings.

- - -

E então, pessoal, gostaram da resenha e da entrevista?

Deixem suas opiniões nos comentários! Será um prazer ler e responder cada um deles! E, ainda, caso tenha um Blog, deixe o link para receber a minha visitinha! ^^

36 comentários:

  1. Olá; gostei da entrevista, ainda não conhecia o livro mas achei a premissa bem interessante, deu vonta de ler.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari. O autor foi super legal ao nos fornecer a entrevista.

      Obrigado pela visita :3

      Abs.

      Excluir
  2. Wow, super curti. O livro é bem interessante!

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Victor!

      Espero que você tenha a oportunidade de ler!

      Abs.

      Excluir
  3. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas fiquei bastante curiosa para ler, parece ser bem interessante. Fantasia medieval não é de longe um dos meus gêneros favoritos, mas ainda assim, a sinopse do livro e a entrevista com o autor me fizeram colocar O último dos guardiões na listinha de desejados.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! Espero que você tenha a oportunidade de ler, Dryh!

      Obrigado pela visita.

      Abs! :3

      Excluir
  4. Oii ! Vim ler a entrevista. O livro eu já conhecia! Gostei do autor! Vou procurar pra ler, com certeza!
    abraço !

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Markus! O autor foi bem legal ao nos ceder a entrevista. Espero que você leia o livro ^^

      Abs!

      Excluir
  5. Oii Jhonatan, tudo bem?
    O Livro me pareceu bem interessante, prender você na leitura que deve ser bom hahaha, gostei da entrevista, imaginei sua voz gritando fazendo perguntas kkkkkkk está de Parabéns pelas perguntas boas :D
    Espero sua visita em Doce Literário *-*
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda. Tudo sim e você?

      Não gritei não, foi só pra destacar mesmo kkk

      Obrigado *-*

      Passo lá sim! Bjs e abs!

      Excluir
  6. Parabéns pela entrevista e pelo blog Jhonatan. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João Paulo! ^^

      Desejo sucesso em dobro! :3

      Excluir
  7. Esse livro parece ser bom demaiss!!!! amo fantasias! mas nunca li um livro assim .. com tanta ação!
    Parabéns pela entrevista *_*


    http://www.virtualparadisee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* Espero que você tenha a oportunidade de ler, Amanda! :3

      Obrigado ><

      Abs!

      Excluir
  8. Olá!
    Ainda não conhecia o livro, gostei da história, vou procurar depois e já está entrando na minha lista.
    Gosto muito de Fantasia, assim que puder, lerei.

    Beijos.
    http://www.obsessionvalley.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia!

      Também amo fantasia ><

      Então... tenha uma boa leitura! :3

      Bjs e abs!

      Excluir
  9. Oi! Ainda não conhecia o livro mas gostei muito da história! Quero pra já! Amo muito livros de fantasia medieval <3
    Beijos
    www.vivendodedevaneios.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!

      Haha :3 Espero que você leia e que goste ♡

      Bjs e abs.

      Excluir
  10. Também não conhecia, mas me interessei pelo livro.
    Aliás ótima entrevista, parabéns.

    Abraços...
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/01/para-os-meninos.html

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ser muito bom. A entrevista ficou bem legal. Só não concordo com ao autor no ponto onde ele diz que os brasileiros leem pouco. Acho que os livros no Brasil são muito caros, se fossem mais em conta com certeza teria mais leitores.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!

      Eu, em particular, creio que uma coisa influência a outra. Há realmente brasileiros que não demonstram interesse algum pela leitura, e há também aqueles que não leem por conta dos preços mesmo :/

      Abs.

      Obrigado pela visita ^^

      Excluir
  12. Eu amo literatura medieval misturada com literatura fantástica, inclusive agora estou lendo a Tormenta das Espadas, do George R.R. Martin. Depois acho que vou procurar esse, porque gostei muito da história e da entrevista!

    Beijão, www.opinada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, obrigado Augusta! :3

      Boas leituras!

      Bjs e abs.

      Excluir
  13. Acredito que "O Último dos Guardiões" é uma ótima pedida para quem gosta de literatura medieval. Confesso que não conheço o gênero, mas quem sabe um dia, né?!

    Beijocas,
    Blog | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, para quem gosta do gênero é sim um ótimo livro!

      Haha, bjs e abs!

      Excluir
  14. Oi, tudo joia?
    Gostei bastante da entrevista, eu não conhecia a obra, mas me interessei bastante... E enquanto lia pude curtir as músicas do blog haha

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice! Tudo sim e você?

      Obrigado, haha, as músicas realmente são boas <3

      Bjs e abs!

      Excluir
  15. Muito bom livro, recomendo!

    Que venha o segundo logo!

    Gabriel Alcântara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel! Você leu e gostou?

      Haha, tomara mesmo!

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Li e gostei muito do livro. Vale lembrar que o autor é brasileiro e sua criatividade é perceptível, parabéns João Paulo! Estou aguardando ansiosamente o segundo.

    ResponderExcluir
  19. Li e adorei a história!
    Parabéns João Paulo!
    Aguardo o próximo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Noemia!

      Que bom que leu e gostou! Tomara que o próximo saia em breve!

      Abs.

      Excluir