13 abril 2015

#Resenha33 - De Olhos Fechados (Lavínia Rocha)

Heey, pessoal, tudo bem com vocês? Comigo mais ou menos... Mas vamos ao que interessa que hoje a postagem promete, pois é nada mais nada menos que uma das leituras nacionais mais incríveis que já li em minha vida: "De Olhos Fechados", da autora brasileira Lavínia Rocha e publicado pela D'Plácido Editora!

Narrado a princípio em primeira pessoa por Cecília Silva Ortiz, conhecemos a história dessa garota forte, confiante, às vezes muito irritante e também cega. Mas Cecília, ou Ceci, tem algo de diferente em si mesma...
"- Ceci, vou levar você praqueles programas de gente bizarra da TV. Episódio de hoje: "A cega que vê" - ele fantasiou."
- Pág. 13
Isso aí! Cecília é a cega que vê. Esse é o segundo livro que leio onde a personagem principal é cega e me encantei pela história como se fosse a primeira vez que eu lia algo desse tipo. Cecília reconhece as cores, pessoas e tudo o mais, segundo ela, a partir de seus outros sentidos. Mas há algo ainda mais estranho nisso tudo: ela anda recebendo uns bilhetes há um longo tempo, bilhetes esses que escritos em braile chegam a ser ameaçadores! E ela às vezes vê o lugar indicado nesses bilhetes. É, de fato, um mistério. Então tem seus amigos, Bianca e Diego, e como todo bom clichê adolescente: o garoto novo da escola.
Tiago é o namorado dos sonhos, creio eu, de qualquer garota. Bonito, educado e amável. Mas a Cecília também tem seu charme. E tem, ainda, a irmã dela, Luna, que é um amor! A melhor personagem da história, me apaixonei por ela no primeiro momento em que a mesma apareceu no enredo!
A narrativa da Cecília é ótima, confesso que no começo eu pensei que "faltava descrição", mas, bem, sem preconceitos, só que quando se é cego não há muito o que se descrever de locais, não é mesmo? Percebi que a autora sabia diferenciar as narrativas quando lá para as últimas 100 páginas a narração é trocada, e Tiago é quem conta seu ponto de vista.
Puxa, vida, isso tá ficando repetitivo, não é? Mas, enfim, o livro é ótimo! Uma leitura sem igual com personagens bem construídos e encantadores!
"(...) Por muito tempo, eu estive zangada com Deus. Por que ele tinha que tirar minha visão quando nasci e depois tirar a minha mãe? Mas nós não sabemos de nada, nada mesmo. O que nos leva a uma saída: conformar, confiar e seguir em frente. (...)"
- Pág. 57
Confesso - e até a própria irmã menor de Cecília concorda - que a Ceci tem preconceito com si mesma, e isso às vezes chega a irritar! Desculpem a brutalidade, mas a história se parece tão real que às vezes dava vontade de dar um tapa na cara da Cecília!
"- Sempre te achei meio louca, mas agora você passou dos limites! - ele segurou os meus ombros. - Qual é o seu problema!?

- Sou cega.

- Isso não é um problema.
- É, sim.
- Não pra mim."
- Pág. 75

Agora, já que falei em preconceito... Eu fiquei simplesmente encantando pelo modo como a autora soube introduzir o preconceito na história, de fato, o que uma certa pessoa pensa a respeito de Cecília foi também como uma facada e cinquenta golpes para mim, mas essa é a essência de um bom livro: nos fazer viver e sentir o mesmo que o personagem.


"- Ela não enxerga! Não enxerga! - dona Gabriela deu ênfase. - Consegue entender? O nosso filho não arrumou uma namorada, arrumou um trabalho de cão-guia! Ah, por Deus! Onde o Tiago tá com a cabeça?"
- Pág.121


Então, como podem notar, é correto afirmar que eu ameeeei esse livro! A leitura flui rapidamente e de uma forma bem gostosa, mas... e se o que já estava bom, de repente, ficasse melhor? É isso mesmo! Além desse romance super fofo, não paralelo a história nos damos de cara com o mistério dos Silva Ortiz, a mãe e o avô de Cecília morreram, mas seus corpos desapareceram misteriosamente. Esse é um mistério que chocará a todos os Belo-horizontinos... ou ao menos os que se arriscarem a desvendá-lo! É aí que entra a ficção!


"- Meu bem, você tem que entender que esse mundo ao qual pertencemos não é o mesmo em que as pessoas lá fora estão. Nós estamos numa guerra, longe dos livros da história, silenciosa e secreta há séculos, a realidade não funciona muito com a gente."
- Pág. 192


Mas não vou focar muito nessa parte, para não acabar soltando spoilers, haha, espero que me entendam... Enfim, é uma história e tanto, que promete lhe deixar sem sono para continuar a leitura. Eu amei o livro, portanto, minha nota não poderia ser menor que 5!

É isso e até a próxima, abraços, pessoal! \o/


"- Isso não tem nada a ver com você. - ele parou. - É destino. No fim, ela vai morrer de todo jeito, você não precisa se meter nisso. (...)"
- Pág. 160


47 comentários:

  1. Eei, Jhonatan! Amei muito a sua resenha! Fico muuuito feliz que tenha gostado! Achei bem legal também saber que a sua personagem favorita é a Luna! haha
    Beijo enorme!
    Aah, depois coloque a resenha no skoob com o link do seu blog para que outros leitores possam ver também! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que honra tê-la por aqui! ♥

      Que bom que gostou *-* Amo a Luna! :3 E pode deixar ><

      Excluir
  2. Oi Jhonatan, como está? :)

    Acredita que nuca li um livro que tem uma personagem principal cega e, aliás, nunca ouvi falar de um?

    Mas, realmente achei super diferente e cativante a história e com certeza fiquei com vontade de ler. Ainda mais pelo fato de que a história também tem todo esse mistério que poderia me cativar... *-*

    Beijos! ;*
    Letras Eternas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane! Bem e você?

      Aahh, sério? Eu espero que você leia um em breve, e que seja esse! :3

      Bjs!

      Excluir
  3. Oi Jhonatan, faz tanto tempo que vejo as pessoas falarem super bem desse livro, estou louca de curiosa para ler e conferir mais dessa história que parece incrível, e sem contar que essa capa está muito linda!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kétrin! Falam muito bem mesmo, espero que o leia, também acho a capa dele muito bonita :3

      Bjs!

      Excluir
  4. Oláaa,
    Eu estou bem \0/, espero que já esteja melhor ://
    Eu já vi esse livro em algum lugar e achei a capa, sinopse e título bem chamativo. Adorei tudo o que você colocou na resenha, e acho que esse livro deve ser espetacular!! Sinto que eu irei ficar sufocada caso eu queira ler... Não sei, imagine ser como uma cega? Bem, quero ler para ver como é essa experiência.
    Já ouvi falar sobre alguns livros cuja a personagem era cega, mas nunca peguei um para ler. Acho que está na hora, não é mesmo???
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Já estou sim, obrigado por se preocupar ♥ Acho que foi aqui! Haha!

      Está sim! Espero que seja esse ou se preferir comece pelo Com Outros Olhos, um conto da Thati Machado! ♥

      Bjs!

      Excluir
  5. Oi Jhonatan! Gostei da história, isso que não faz muito meu tipo de leitura. Parece ter um enredo lindo, sucesso para a autora, a capa também está linda!
    http://coisasdeumleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia esse livro e fiquei bastante interessada nele. Fiquei chocada com o quote da pag 121. Nossa!

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o leia e, ah! Essa quote foi bem cruel </3

      Excluir
  7. Olá,
    Não conhecia esse livro, e o enredo parece realmente muito bom.
    Eu me senti bem atraída pela história.
    Vou procurar.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
  8. Oi! Não conhecia a leitura e infelizmente ela não me chamou tanto a atenção. Mas gostei dos quotes, aushaus contraditório.
    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Aahh, eoein, toca aqui \ô Somos bem estranhos! Haha!

      Excluir
  9. Oii...
    Não conhecia esse livro, porém, pela sua resenha, me encantei com o livro.
    A história parece ser bem tocante e marcante.
    Adorei!
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Facebook | Instagram | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Que bom que gostou! :3 Espero que o leia *-*

      Bjs!

      Excluir
  10. Oi, tudo joia?
    Ainda não conhecia o livro, mas adorei conhecer, sua resenha ficou show. Anotei a indicação, e já esta na minha lista de desejados haha !!

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Sim e você?

      Haha, obrigado! Espero que o leia mesmo :3

      Bjs!

      Excluir
  11. Não conhecia o livro, mas já gosto dessa temática, já li "Golpe de vista" que também é muito bom. É, quando você tem preconceito consigo mesmo tudo se torna mais difícil, e uns problemas que poderiam ser evitados acabam aparecendo... Achei interessante, me lembra outras coisas que já vi, vontade de ler agora haha

    enquantotipico.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, espero que o leia! Vou procurar saber mais sobre esse "Golpe de Vista" ;)

      Excluir
  12. Oi Jhon, tudo bem???? Cara, agora que lembrei. Preciso te enviar os marcadores. Vou arrumar isso já, antes que eu esqueça novamente :P
    Mas o que aconteceu com você que está tristinho???
    E sobre a resenha, já tinha ouvido falar no livro e fiquei bem interessada. Acho muito importante livros que tragam essas personagens :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih! Sim e você? Haha, relaxa!

      Era justamente pelo evento :/ Mas já melhorei ^^ Obrigado por se preocupar ♡

      Pois é *@*

      Bjs!

      Excluir
  13. É bom saber que a literatura nacional está evoluindo com novos autores.
    O livro me pareceu interessante por ter essa protagonista cega, o que é realmente diferente e de certa forma me chamou muito a atenção.
    É um tema que provavelmente é bem desenvolvido pela autora.
    E ainda tem mistério! Gostei da resenha.
    Abraços.
    Diego,
    http://diegomorais18.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Com tantos protagonistas clichês por ai é ótimo quando achamos um livro em que o personagem tem uma característica assim, nos faz entender uma estória sob uma perspectiva que normalmente não teríamos.
    Ótima resenha

    http://ooutroladodaraposa.blogspot.com.br/2015/04/resenha-o-silencio-das-montanhas-khaled.html
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  15. Oii!!!

    Tenho curtido muito os livros de autores nacionais, e esse ano eles estão cada vez melhores, hein. Livros com temática de superação tem sido um tema de sucesso atualmente, e nos mostra um outro lado dos problemas enfrentados pelas pessoas que conhecemos. A leitura parece muito fácil e simples, mas interessante.

    beijos

    http;//mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Os nacionais estão se superando, pena que não recebem sua devida atenção :/

      Bjs!

      Excluir
  16. Oiiiêê,
    Nossa eu sou bem desligado, gostei bastante da resenha, mas sinceramente o livro
    não me agradou tanto assim, mas tem uma capa muito diva, kkk, espero que eu esteja enganado,
    e dar uma chance para ele
    abçs
    Passa Lá No Meu Blog: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nenhum livro que tenha como protagonista um personagem cego.. parece ser uma ótima história sobre preconceito e a dificuldade em se aceitar.. mas parece ter também uma boa dose de mistério... fiquei bem curiosa pra saber porque os corpos sumiram..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mistério sim! Espero que vocé o leia para descobrir ><

      Excluir
  18. Olá!

    Fiquei curiosa para ler o livro, apesar de certos aspectos clichês dele. Não me lembro se já li algum livro com personagem cego, mas gostei da Cecília só pela sua resenha! A história parece ser intrigante!

    Beijos!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Haha, então espero que o leia para gostar mais ainda da Ceci! ><

      Bjs!

      Excluir
  19. Adorei a sinopse do livro, e não vejo a hora de lê-lo! E por que você não tá bem, Jhon? Aconteceu alguma coisa?

    Beijão, Guta!
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o leia! *-* Já tô melhor, obrigado pela preocupação ♡

      Bjs!

      Excluir
  20. O livro parece ser muito bom mesml, apesar dos tapas que você falou que queria dar kkkk
    Eu so nao gostei muito da capa, mas isso se torna irrelevante se o livro for tudo o que você disse, neh?! Vou ler em breve, pois fiquei muito curiosa a despeito de cega que vê. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, ainda quero dar esses tapas! ><

      Espero que o leia! ^^

      Excluir
  21. O livro parece ser muito bom mesml, apesar dos tapas que você falou que queria dar kkkk
    Eu so nao gostei muito da capa, mas isso se torna irrelevante se o livro for tudo o que você disse, neh?! Vou ler em breve, pois fiquei muito curiosa a despeito de cega que vê. :-)

    ResponderExcluir
  22. Oi, Jhonatan !! QUERO MUITO LER ESSE LIVRO!
    Ele passa aqui onde eu moro e eu conheço (um pouco) a autora.
    Adorei sua resenha, preciso ler *----------------*

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Markus! Ai que demais *0* Espero que o leia em breve :3

      Excluir
  23. Aiii amigo, eu quero!!!
    Li recentemente O Grande Desafio, do lindo (por dentro kkkk) Pedro Bandeira, que o personagem principal também é cego, e é incrível!!! Genteeeeee, aquele garoto faz muito mais coisas e é muitooooo mais corajosos que muitas pessoas que enxergam por aí (vide eu).
    Por isso, desde que vc ficou postando sobre esse livro no face (sim, eu vi tudo kkkkk), to querendo ele!!!
    Faz sorteioooooo???
    A história parece ser linda, de comover, se apaixonar, refletir e até se envergonhar das atitudes mesquinhas que muitas vezes tomamos.
    Espero lê-lo em breve!!! =D
    bjooos
    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é muito linda mesmo! Eu nunca tinha ouvido desse livro que você citou, vou procurar saber mais sobre ele :3

      Não vai dar pra fazer sorteio porque só tenho um exemplar ._.

      Excluir
  24. Você falou algo que me deixou pensativo... Nunca li um livro que tivesse algum cego como personagem e muito menos principal
    Adoraria ler De olhos fechados, garanto que está na minha lista de desejados

    ResponderExcluir