15 maio 2015

#Resenha35 - Máscara (Luiz Henrique Mazzaron)

"A mulher se levantou e acertou o rosto de Liam brutalmente com um porrete. Ele caiu no chão como um tijolo. Sentiu sua consciência se distanciando, sua visão escurecendo. Pôde ouvir a "coisa" se abaixar e sussurrar em seu ouvido:

- Bem vindo ao jogo, Liam."
- Pág. 110


Então, pessoal, eu comecei a leitura de "Máscara" com altas expectativas, pois só ouvia elogios sobre a obra do Luiz. E confesso que ainda assim me surpreendi. O que encontramos não é só mais um livro de terror, é macabro. Divino, mas de um modo macabro, sabe?


O livro é dividido em seis partes, sendo que "a chapa começa a esquentar" a partir da "Parte Três" mesmo. Os personagens foram super bem construídos, mas vamos falar um pouco do enredo?


Liam é um rapaz que carrega as marcas de uma vida sofrida, mas que, subitamente, é levado para uma espécie de "mundo oculto", o Domus. É algo fantástico, pelo fato de haver muita fantasia, bem surreal, mas convincente. Lá, ele participará mesmo sem querer de um jogo macabro, juntamente com outros participantes... O problema é que cada um carrega uma grande falha humana, digo isso porque vão de estuprador à assassino. Ao falar desse jogo, é impossível não recordar-se da famosa franquia de filmes americanos "Jogos Mortais". Mas as semelhanças param por aí.

"- Não quero falhas. Esse é meu jogo."
- Pág. 303

O autor é quase um Stephen King brasileiro, as combinações macabras bem aproveitadas e cenários bem descritos são fascinantes. Hospital macabro, circo de horrores, zumbis, tudo isso e muito mais num jogo onde o que você mais quer é manter-se vivo. Só acho que o autor poderia ter se desgrudado um pouco dos zumbis, pois acaba ficando repetitivo para mim e um pouco chato, mas, quem gosta de The Walking Dead vai amar esses zumbis que até têm um bom sentido nessa história toda. Houve momentos em que eu lia e me perguntava coisas como: "Caramba, foi isso mesmo que eu li?" ou "Que nojo! Não acredito que isso aconteceu!" e claro... "NÃO ACREDITO QUE ELE (A) MORREU!" O autor não chega a ser um George R. R. Martin, mas até que rolam umas mortes. O diferencial delas é que até agora elas martelam em minha mente, se foram ou não merecidas, devido aos erros das "vítimas".



Na última parte do livro (confesso que enrolei um pouco para começá-la, medo do fim da história, sabe?), encontraremos revelações - daí o título dela - que me fizeram ficar boquiaberto. E esse final... LUIZ, ISSO NÃO FOI UM FINAL!!! :o

Algo que me irritou, mas me irritou bastante mesmo e eu mentiria se dissesse que não incomodou, foi a revisão. A escrita do autor é boa, mas a revisão é péssima. Se o livro for lançado pela DarkSide, farei questão de ler a nova edição só por causa disso. A edição da Novo Século é a mesma a qual estamos acostumados. Folhas amareladas, letras em bons tamanhos e no enredo capítulos curtos. Algo que eu não gostei, definitivamente, foi a capa. Sério, não é bonita. Não é atrativa. Mas ainda bem que o conteúdo supera a arte da capa, inclusive, acho que a arte de um dos marcadores que o autor me enviou ficaria melhor como capa.


Enfim, essa foi uma resenha bem crítica, opinativa e até um pouco negativa. Mas devido aos zumbis que eu não gosto e à revisão que não foi boa, a nota naquela velha escala de 0 à 5 é 3. Se você curte histórias de horror, com um toque de fantasia ou é fã de zumbis: LEIA! Aí eu recomendo, haha!

"- As pessoas riem e sorriem. Sorrisos falsos. Máscaras. É isso que me fascina em vocês."
- Pág. 304

É... Os valores humanos serão postos à prova nesse jogo que lhe fará se perguntar se ele é: cruel ou justo?

20 comentários:

  1. Você acha que outra editora vai publicar esse livro?
    Existem muitos erros de português?

    ResponderExcluir
  2. Oi Jhonatan!
    Eu tinha visto esse livro já em outro blog, mas sua resenha é a primeira que eu leio.
    Eu amo Stephen King, então acho que vou gostar desse livro!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jhon.
    Como você sabe, eu ainda não li o livro, mas a Natalia leu e gostou.
    A premissa em si me chama a atenção e eu acho que gostarei da obra, principalmente porque o autor soube criar bons personagens.
    Quanto aos erros de português, só digo uma coisa: Novos Talentos. A Novo Século faz uma revisão porca nesse selo. Eu tenho uns trinta livros deles, quase todos com erros bizarros. Isso é triste, mas a culpa não é do autor. Afinal, ele pagou para que revisassem o livro dele. Mas essas coisas acontecem, fazer o quê?
    Quero muito ler o livro do autor. Vou torcer para uma nova edição onde os erros sejam sanados.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  4. Oie Jhonatan =)

    Conheci o Luiz ano passado quando ele esteve em um evento aqui em Sorocaba. Só leio comentários positivos dos livros dele, mas como ele tende a ir mais para o lado do terror e meio que deixei a leitura passar rs... Sou medrosa XD

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  5. Oie,
    não conhecia o livro, mas parece ser bem interessante. Geralmente não leio livros assim, mas acho que vale a pena conferir.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. GEEENTE DO CÉU, PRECISO DESSE LIVRO!! Já tinha ouvido falar sobre ele antes, mas sua resenha me deixou dando pulos aqui. Também não sou muito fã de zumbis, mas todo o resto sou fascinada hahaha
    Respondi a tag que você me indicou! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/05/tag-7-coisas.html

    ResponderExcluir
  7. Você foi tagueado.
    Veja o link da TAG:
    http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/2015/05/tag-o-medico-e-o-monstro.html
    Por favor, responda, depois me passe o link.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Divino, mas de um modo macabro, sabe? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA morto.
    Cara, eu sou apaixonado por esse livro <3 Mesmo com os errinhos la, eu não consegui nao gostar dele. Um dos melhores nacionais atuais.

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bela avaliação.
    Não conheço esse autor mas curti sua análise, apesar do livro não fazer meu estilo.
    Good job, abraços!

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    Nossa, hoje só estou lendo sobre livros que não conhecia... hahah
    Esse parece ser realmente muito bom.
    A gente se sente realizado quando le um livro com uma expectativa e descobre que ele é melhor que o esperado né?!

    Adorei a dica.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii Jhon, tudo bem???? Recebi esse livro faz uns dias e estou doida para ler. Fechei parceria com o autor e fiquei mega feliz já que o livro estava na minha lista de desejados há muito, muito tempo, ehehhe
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Horror com um toque de fantasia é comigo mesmo hahaha já faz um tempão que eu to interessado no livro, me apaixonei pela capa.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Eu não curto terror, realmente não faz o meu gênero... Já li alguns de uns bem famosos mas mesmo assim não me atrai. Mas que bom q a história te surpreendeu, é horrível quando nos decepciona.

    Abraço
    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Jhonatan.
    Fiquei muito curioso a respeito do livro, apesar de também não gostar de zumbis.
    Realmente a capa não ajuda muito, mas o conteúdo parece muito bom.
    Talvez eles mudem a revisão na próxima tiragem, se houver.
    A história em si me chamou a atenção.
    Foge do comum e surpreende.
    Tenho que ler esse livro.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  15. Oi Jhonatan, tudo bem?
    Já li muitos comentários positivos sobre esse livro e confesso que fiquei com muita vontade de conhecer a escrita do autor, mas...tenho certeza que se eu ler não irei conseguir mais dormir rs. Não estou acostumada com o gênero, mas é uma ótima dica!
    Já vi outros blogueiros comentando da revisão da editora, mas com outro livro, o que é uma pena. Por sorte, nunca passei por isso, mas espero que este livro ganhe uma nova edição revisada. Assim, o trabalho do autor é mais valorizado!!
    Ps. Te encontrei no twitter!! Fique a vontade se quiser conhecer o meu!
    Um abraço,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Jhonatan, nossa o quote final da sua resenha me deixa muito curioso pelo livro, sabe aquilo de A Menina que Roubava Livros? "Os seres humanos me assustam!" me fez lembrar disso, ainda não li nem um livro de terror, começar por esse seria uma boa pedida! :)

    Abraços!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Acabo me tornando repetitiva, pois em cada blog que visito que vejo uma resenha do Luiz digo a mesma coisa: sou completamente apaixonada pelo trabalho do autor. Ele é genial. Quanto aos erros, a editora realmente pecou, achei muito descaso da parte da editora com um autor do nível do Luiz e com a quantidade de fãs que ele tem. Sério que não gostou da capa? Eu gostei, principalmente da lombada (caveira linda).
    Beijos
    http://www.aculpaedosleitores.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá, Jhonatan!
    Ah, como esperei por essa resenha! Eu tinha lido uma matéria no jornal sobre Luiz e ficara muito curiosa por seu primogênito. Terror não é bem o meu gênero, mas autores brasileiros sempre conseguem me atrair. Adorei sua sinceridade na resenha; isso dá mais segurança para o leitor do que uma enxurrada de positivismos. Agora, sim, posso procurar por "Máscara".

    Beijos!
    agathaodaisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. ooooi!
    Eu li este livro e adorei. Super recomendo a leitura. Além disso, o autor é MUITO gente boa.
    Este livro me despertou o interesse pelo terror e fico muito feliz por ser uma obra nacional.
    Problemas sociais misturados com fantasia, suspense e terror. O autor conseguiu desenvolver a trama de forma espetacular. Deixando o leitor curioso, aflito.
    Gosto da capa, mas também curti bastante a arte dos marcadores. Para uma eventual segunda edição acredito que o autor tenha várias ideias.
    BIO-LIVROS e PÁGINA

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Já li Máscara e amei! A trama é bem macabra e sangrenta, do jeito que gosto, e o final nos deixa mesmo de queixo caído!

    Beijos!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir