10 junho 2015

#Resenha38 - Filha da Floresta (Juliet Marillier)

"Mas qual é o verdadeiro início de minha história? Quando meu pai conheceu minha mãe, apaixonou-se perdidamente e decidiu se casar por amor? Ou pode-se dizer que foi quando eu nasci? Era para eu ser o sétimo filho de um sétimo filho, mas a deusa resolveu brincar com nosso destino e eu nasci menina. E minha mãe morreu no parto."
- Pág. 18


Comecei a leitura de Filha da Floresta, primeiro volume da Trilogia Sevenwaters, já com altas expectativas. Acompanhamos a história de Sorcha - lê-se Sorca -, que, como dito na quote acima, é a sétima filha de um sétimo filho, o Lorde Colum. Passada há muitos e muitos anos atrás, o livro meio que narra uma disputa de poder e ódio entre o povo de Sevenwaters e de Harrowfield, ou, mais precisamente, de Irlanda e Bretanha. Narrado em primeira pessoa, por Sorcha, temos a impressão de que tudo não passa de um relato que a personagem faz ao leitor, sobre tudo o que teve de enfrentar por seus irmãos. Em meio a esse ódio que um povo tem contra o outro, descobrimos a crueldade a qual são submetidos os bretões quando capturados em território alheio, o que me chocou quando eu mesmo li. É então que as coisas começam a mudar: Finbar, o irmão de Sorcha por quem eu mais me apeguei, resolve ir contra as "leis" de seu temido pai e ele mesmo capturar um jovem bretão, invasor no território de Sevenwaters. Em seguida, Sorcha, que é uma curandeira conhecedora de muitas plantas - daí o título, que faz totalmente jus ao enredo -, acaba por tendo de tratar o rapaz na casa do padre Brien, escondidos de tudo e de todos.

"(...) o solene Liam, o alegre Diarmid, os irmãos gêmeos idênticos, Cormack, bravo e destemido, e Conor, profundo e sutil. Finbar, com sua ardente integridade. Padriac, sedento de conhecimento. E a pequena irmã, que não era o sétimo filho do sétimo filho, mas que seguiu os passos deles."
- Pág. 182

Posso dizer que é impossível não se apegar a personagem principal ou a um de seus irmãos. Eu me apeguei a ela, ao Finbar e aos gêmeos. Mas, vamos, lá. Temos exatamente 180 páginas para conhecer Sorcha e cada um de seus irmãos, porque quando seu pai decide se casar novamente, os sete filhos - em exceção de Diarmid - logo percebem que a bela esposa Lady Oonagh não passa de uma perversa feiticeira.

Não posso continuar a falar do livro sem mencionar que ele é baseado no conto Os Seis Cisnes dos Irmãos Grimm, pois a perversa Lady Oonagh amaldiçoa os seis irmãos, transformando-os em cisnes, a única que consegue livrar-se da maldição é Sorcha, que será também a única capaz de quebrar o encantamento. Mas não será tão fácil assim...

"Os espinhos atravessavam o tecido e até minhas roupas, e machucavam um pouco minha pele. Mas já havia me acostumado com isso. Afinal, não era a vida de meus irmãos que eu estava carregando? Valia todo o sacrifício."
- Pág. 365

Ela terá de tecer seis camisa, uma para cada um de seus irmãos, a partir da estrela d'água, uma planta espinhosa que lhe furará as mãos dificultando seu trabalho, e tudo isso sem emitir qualquer som, gemido ou contar sua história a qualquer ser, nem por meio de gestos. A história tem um belo toque de fantasia, que vai desde feitiçaria, encantamentos e os famosos Seres da Floresta, espíritos com os quais Sorcha tem o dom de poder se comunicar. Confesso que houve momentos em que senti ódio deles, pois tem horas em que eles agem de um modo irritante perante a dura situação de Sorcha.

Desde o encatamento que amaldiçoou seus irmãos, Sorcha soube que seu caminho seria difícil, e que ela enfrentaria coisas bem piores do que sangrar e inflamar as mãos ao tecer as camisas. Vivendo sua vida silenciosa na floresta, uma criança em fase de adolescência, Sorcha é exposta à maior crueldade de sua vida.


Depois de tanto tempo vivendo isolada na Floresta cumprindo sua difícil tarefa, Sorcha é encontrada por Red, um respeitado e poderoso Lorde das terras inimigas de seu pai, que a leva para sua casa e passa a protegê-la. Por parecer muda e não poder falar, a agora jovem garota recebe o nome de Jenny.

Mas nem tudo são luzes... Na casa de Red, ela terá sim quem goste dela, mas estes serão poucos, afinal, ela veio das terras inimigas, ela representa o inimigo no meio de todos eles. Eu adorei o livro! Para se ter ideia, eu o peguei num sábado de manhã na página 370 e só descansei até terminar o livro no mesmo dia - e olha que tem 616 páginas!

O livro tem um toque de romance e a autora acertou em cheio ao colocar essa linda união entre os sete irmãos, pois eles se amam de um modo tão apaixonante e juntos formam um só, isso é o que motiva a doce Sorcha a perder uma parte de sua vida tentando quebrar a maldição. Há poucas mortes, mas as que ocorrem são lamentáveis e de partir a alma. Achei interessante o fato de que ao ser protegida e acolhida por Red em Harrowfield, nós nos damos conta do jogo de poder que cerca o ambicioso Richard de Northwoods, tio de Red, que é um homem cruel e que fará da já atormentada vida de Sorcha um verdadeiro inferno. Mas a questão é: até onde ele conseguirá ir com sua maldade?


Tirando os capítulos que são bem longos, alguns erros na tradução do livro, ausência de umas pontuações e de palavras que chegam a incomodar num leitor observador como eu, a edição está ótima. A capa linda, com alto relevo e algumas pequenas ilustrações que dão um certo charme à obra. Naquela média de 0 à 5, a nota é 4. Mas quanto ao enredo: perfeito, viciante, encantador, diferente e único! Super recomendo até para quem não curte fantasia! Quanto ao desfecho: trágico, mas bem verdadeiro, afinal, nem todo final é feliz. A resenha ficou longa, mas é compreensível se levar em consideração o tamanho do livro.


"(...) meu coração dizia que eu não podia silenciar, pois, naquele momento, a única coisa que importava era a vida de Red.
Eu o salvara, mas perdera meus irmãos."
- Pág.  509

Será? Descubra!

7 comentários:

  1. Olá!

    Segunda resenha positiva desse livro. E positiva! Fiquei com dó da Sorcha por causa das benditas camisas feitas com espinhos... Qual a necessidade? Pra que fazer a menina sofrer?? Excelente resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro me chama bastante a atenção, apesar de eu não sentir uma necessidade louca de lê-lo. Acho que é o tipo de obra que me agradará, principalmente por ser uma fantasia bem mesclada com outros gêneros, como o romance.
    Excelente dica.


    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Olá, faz um tempão que estou querendo ler esse livro, e tenho certeza que vou adorar, já que é bem o gênero que eu gosto, agora só falta arrumar um tempinho rsrs.
    Parabéns pela resenha!
    Te marquei em uma tag! :) não sei se você já fez.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/2015/06/tag-frases-de-mae.html#more

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jhonatan.
    Apesar de não ser fã de livros sobre fantasia, esse mexeu com a minha curiosidade.
    Essa disputa entre Irlanda e Bretanha e o desfecho trágico foram os pontos que me interessaram mais.
    A capa é mesmo muito bonita.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Nooossaaa! Eu amei, favoritei e sim, infelizmente existem alguns errinhos mas a narrativa envolvente vale a pena né? Sobre o que colocou na resenha, pelo que entendi não são paralelas, cada livro é por um personagem, o próximo será com a filha de Sorcha ;)
    Eu gostei do final, apesar de ter achado que deveria ficar com o mais novo...

    Amei a resenha e não achei tão grande.

    Abraços!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  6. Oi Jhonatan, saudades do seu blog. Estava sem internet, mas estou de volta.
    Adorei a resenha e os quotes destacados por você, e o livro é lindo, cheio de detalhes.
    Parabéns pela resenha, ficou super caprichada.

    Beijos e um ótimo domingo.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/06/resenha-palavras-alem-de-mim-quando.html

    ResponderExcluir
  7. Oi Jhonatan, você viu que não é mais uma trilogia e sim uma série?!
    Já tem vídeo do 4º livro: Herdeiro de Sevenwaters
    https://www.youtube.com/watch?v=eivWhQe6nTw
    Eu amei Filha da Floresta, Filho das Sombras e estou para ler o Filha da Profecia.
    E vamos que vamos!Beijo

    ResponderExcluir