07 julho 2015

Por dentro do mundo da leitura: Editoras Biruta & Gaivota

Hey, pessoal, tudo bem com você? Hoje irei lhes apresentar duas editoras que completam uma à outra e com uma única missão: trazer bons livros para o mercado e incentivar a todos desde crianças à embarcarem no mundo da leitura. São as editoras Biruta e Gaivota!

A Editora Biruta nasceu em uma vila bem florida, lugar muito sossegado, no miolo barulhento de São Paulo. Isso foi um estímulo para que nossos sonhos florescessem e tomassem a forma que têm hoje. No ano de 2015 completamos 15 anos de vida!

E temos muito a comemorar. A proposta original da Biruta foi mantida ao longo desses anos e vem sendo, a cada dia, aprimorada. Sempre entendemos o livro como um conjunto harmonioso de texto, projeto gráfico e ilustração. Assim, desde a sua criação, a equipe da editora selecionou e apresentou textos literários que desafiam os leitores, com ilustrações e projetos gráficos ousados e instigantes – resultando em publicações de qualidade e com uma identidade própria (bem birutinha!), e que, principalmente, respeitam a inteligência do leitor. Nossa proposta vem sendo reconhecida por especialistas, críticos, e especialmente pelos leitores, o que nos indica que nossa orientação e esforço vêm alcançando os resultados pretendidos.


A opção pela descoberta e lançamento de novos talentos nacionais mostrou-se muito estimulante e bem-sucedida. É gratificante poder contribuir para a diversidade literária e poder acompanhar o reconhecimento e sucesso de autores lançados pela Biruta e que cresceram conosco.

Nossas aventuras por terras estrangeiras permitiram dar um tempero especial ao nosso catálogo. Publicamos livros clássicos,
mas ainda desconhecidos no Brasil, e também livros com temas e narrativas muito originais e divertidas, contribuindo para a
formação literária dos nossos pequenos e jovens leitores.

Mesmo considerando os acertos da direção proposta, é preciso manter o olhar atento às novas possibilidades. Por isso, em 2015, a Biruta dará seu primeiro mergulho no vasto universo dos livros digitais.

Esperamos que este seja um ano recheado de comemorações e novos desafios, e que bons ventos estimulem nossa criatividade e nos façam voar ainda mais alto.

- Eny Maia, Mônica Maluf e a equipe Biruta


EDITORA GAIVOTA

Qualidade literária, projetos gráficos ousados e instigantes, ilustrações que encantam… É tudo o que almeja uma editora de livros infantojuvenis que considera seus leitores sensíveis, inteligentes e curiosos.

E este é o objetivo desta jovem editora — Gaivota —, criada no final de 2011, um novo selo lançado pela Editora Biruta.
Mas o desafio vai além. Percebemos uma lacuna importante nos textos destinados a crianças e jovens: livros que abordem temas de diferentes áreas do conhecimento de forma a despertar a atenção e a curiosidade dos leitores.

A abordagem lúdica de temas muitas vezes considerados herméticos, complexos ou desinteressantes pode servir de trampolim para estimular e/ou facilitar o interesse em conhecer e aprofundar esses assuntos.

Aproximar crianças e jovens de temas que parecem distantes de seu cotidiano pode despertar e antecipar interesses que, muitas vezes, se revelam tardiamente. Mas este foco não exclui a apresentação de obras que estimulem a fantasia, inspirem a aventura e deem acesso aos nossos jovens leitores ao que há de melhor na literatura infantojuvenil nacional e estrangeira.


SOBRE ALGUMAS OBRAS:








2 comentários:

  1. Oi, Jhonatan.
    Parecem boas editoras.
    Espero que editem livros bons e que saiam resenham legais.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jhonatan! Tudo bem?
    Conheço o trabalho das duas editoras! São ótimos!

    Abraço
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir