03 julho 2015

#Resenha39 - Enigma (Rita Pinheiro)

Hey, pessoal! Hoje estou aqui, depois de muito tempo, para falar sobre a minha mais recente leitura: Enigma, da autora parceira aqui do blog, Rita Pinheiro.


"Enigma" conta a história de Johnny, um jovem rapaz que leva uma vida um tanto agitada e que decide, de uma hora para outra, viajar para fora do país, o Brasil. Porém, um acidente acontece e o rapaz é transportado para outro lugar, um mundo desconhecido aos olhos da espécie humana e chamado de Enigma.

É óbvio que o jovem não saiu ileso do acidente: ele acaba perdendo a memória. Nesse mundo estranho, Johnny conhecerá seres totalmente diferentes de sua natureza, que vão desde sereias a pessoas capazes de se comunicar mentalmente. Com a ajuda de Hera, o rapaz sem memória e agora chamado de Narciso, tentará recuperar suas lembranças e voltar ao seu mundo, mas nem todo céu só tem estrelas. Enquanto ele fica em Enigma - só agora percebi o quanto soa estranho falar isso -, ele meio que é alertado dos males que nós, humanos, estamos causando a natureza e tudo o mais. Como damos mais importância a coisas fúteis em vez de dar valor ao que realmente é essencial, como o amor, que é como uma joia rara para o povo de Enigma.

Algo que achei interessante na história foi isso: a breve reflexão que a autora nos faz ter ao apontar nossas atitudes numa aventura tão surreal. E ainda tem a Maena, uma sereia que acaba se tornando "amiga" de Johnny e parece saber de muitaaas coisas. Não há muito o que falar sobre o enredo, pois creio que a autora poderia ter aproveitado mais a história, isto é, a história é boa, mas o enredo não foi muito desenvolvido.

A história não me prendeu em momento algum, não senti nada pelos personagens - nem mesmo o casalzinho romance, porque sim, tem um casalzinho romance, mas não vou revelar quem são os pombinhos porque seria spoiler - e houve horas em que achei o livro muito surreal, eu sei que é ficção, mas a história meio que não me era convincente, sabe? E, ainda, não gostei da forma como as coisas andam... Faltava descrição e mais emoção nos personagens, achei que tudo acontece rápido demais e a situação inicial me irritou, pois a viagem de Johnny é tão... Ah, repentina, rápida demais. A edição está simples e com letras em tamanho normal.

Devido a esses dois pontos negativos, história rápida demais e o fato de eu não ter me apegado aos personagens, a nota na escala de 0 à 5, é 3. Mas, não deixo de recomendar a obra para quem curte fantasia ou histórias leves.

Obs.: Não selecionei quote alguma porque estou sorteando o meu exemplar + o marcador do livro + um kit de marcadores, tomei todo o cuidado possível com o livro. Para participar do sorteio, siga o nosso Blog e clique AQUI.

Abraços e até a próxima! \o/

3 comentários:

  1. Oii!!!

    Nossa, faz muito tempo que não leio um livro com fantasia e seres de outro mundo hehe. Sei que às vezes é bom variar, concordo, mas minha biblioteca está tão romântica e linda que tenho até medo de estragar hahaha. Bom, valeu conhecer esse livro e pela resenha eu gostei, parece melhor que muitos outros de fantasia que leio por aí.

    beijos

    http;//mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  2. Oi Jonathan;
    Li o livro também e apesar de concordar que faltou emoção aos personagens eu curti a leitura, foi o primeiro do gênero de distopia que li, então não tenho um comparativo para dar uma nota, mas gostei da sua resenha e a sinceridade de suas palavras são perfeitas.

    Beijos e uma ótima semana.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/07/resenha-playlist-de-hayden_4.html#more

    ResponderExcluir