08 outubro 2014

#14 Resenha do Ano - Baque (Jhonatan Veloso)

#MêsDaLiteraturaNacional

Então, pessoal, eu estava numa tremenda ressaca literária, e acabei que, enfim, consegui embarcar numa nova leitura que, eu confesso, não esperava muito dela, mas me surpreendi, e por ser um livro pequeno de 60 páginas, li em 39 minutos.

Conheçam "Baque", de Geraldo Lima, publicado pela LGE Editora!


Eu ganhei um exemplar do livro Baque numa parceria que meu Blog fez com a LER Editora, e vim resenhá-lo somente agora, mas, enfim, de primeira vou logo dizendo que é um livro que, definitivamente, me fez pensar sobre a vida e as pequenas coisas que existem nela.



O livro conta com 6 pequenos contos que, percebamos ou não, ocorrem muitas vezes no nosso cotidiano. Porque o livro me fez pensar sobre a vida? Primeiramente, o primeiro conto, intitulado "Pus", narra a morte despercebida de um mendigo, e o conto, ao fim, faz-nos questionar a nós mesmos "E esse homem não tinha uma vida antes?", "Será que um dia ele não teve uma família?" ou até "O que será que aconteceu para que ele fosse parar ali?"

São textos pequenos, mas que, porém, conseguiram me tocar, assim como o último conto que, ao que eu pude perceber, narrava a vida de uma jovem drogada que se prostituía enquanto esperava que um dos homens a matasse.

É um livro pequeno, mas que, o que lhe falta em tamanho, ele possui em bom texto. Geraldo Lima conseguiu me prender tão intensamente que conseguiu romper minha ressaca literária. 

"Você talvez não saiba, mas a solidão é uma faca e trincha a nossa alma com precisão de açougueiro."
- Trecho do Conto "Limbo"

Eu adorei! Não só pelo fato de ter tirado-me da ressaca como também por ser um livro pequeno, mas de um conteúdo tão maravilhoso!

Numa escala de 0 a 5 eu daria a nota 5, é claro! Esse livro é mais um dos que provam que a Literatura Brasileira é de boa qualidade sim!

- - -

E então? Gostou da resenha? Deixe seu comentário e opiniões a respeito!


Nenhum comentário: