13 agosto 2015

#Resenha43 - Enviada (Sérgio Pereira)

"Os Anjos de hoje podem ser os Demônios de amanhã."



Comecei a leitura de Enviada com altas expectativas, pois eu já estava louco para ler a obra, por um motivo: amo histórias que tenham anjos. Porém, especulei demais e acabei me decepcionando.

Enviada, escrito por Sérgio Pereira, narra a história de Angela Petre e o quase triângulo amoroso dela entre dois anjos: Dimitri e Gustav. Digo quase pelo fato de que ela parece estar decidida desde o príncipio sobre com quem ela, definitivamente, quer ficar. Três coisas: Dimitri é seu Anjo da Guarda, Gustav é seu Anjo da Morte e ela é a Enviada do Todo-Poderoso, aquela que veio ao mundo para destruir o mal e, nisso, encaixa-se Gustav.

O autor esbanja de uma criatividade tamanha que chega sim a impressionar. Em sua narrativa, mostra-se conhecedor de muitos elementos que pôde incrementar ao enredo e tornar a história gostosa de se ler, como os personagens bem distintos: Magos Negros, Anjos de Luz, Anjos das Trevas e por aí vai. Mas, a narrativa não fluiu como eu esperava, o livro é curto, sim, mas houve momentos em que achei a leitura até cansativa.

Tudo acontece de modo tão rápido e quase monótomo, o que acabou por não me fazer crer na história o bastante para me sentir preso a personagem algum, trágico. E, por mais conhecedor que o autor pareça sobre o mundo fantástico dos Anjos, acredito que ele não conseguiu expressar isso de forma a tornar a leitura, de fato, gostosa.

É aquela coisa, a história é boa e inteligente, porém, a meu ver, não foi bem desenvolvida, as coisas aconteceram rápido demais, a narração em primeira pessoa por Angela chega a dar a sensação de que a personagem é uma criança. A revisão da editora foi boa, mas poderia ter sido melhor, pois deixaram "escapulir" alguns erros. Quanto ao desfecho, não foi, também, o que eu ansiava. Esperava mais ação por parte dos personagens e o romance de Angela com um dos anjos não me foi convincente, todos esses fatos acabaram por me fazer não ficar querendo ler o segundo livro.


Devido a tais pontos negativos, o livro, na escala de 0 à 5, recebe a nota 2. Mesmo assim, não deixo de recomendar a obra para quem curte histórias de anjos e para se ler numa calma tarde de sol ou uma fria noite de chuva, por mais que eu não tenha gostado da narrativa, outras pessoas podem se apegar.

6 comentários:

  1. Oi Jhonatan, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas confesso que ele não despertou meu interesse..
    Também gosto de narrativas com anjos, mas espero encontrar nelas envolvimento e reviravoltas. No entanto, vou anotar a dica, quem sabe para o futuro? :)
    Um abraço,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jhonatan. Quanto tempo que não venho aqui, rs. Primeiro: Senti falta daquelas músicas fodásticas da playlist de seu blog, hahaha. Eu já li Enviada em parceria com o autor e gostei do livro, não foi A melhor leitura, mas também não foi a pior!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Que pena que você não curtiu a leitura, a premissa pareceu interessante. Mas, se o autor não conseguiu passar a trama de um jeito convincente, então nem vou passar perto do livro.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas ele não me chamou a atenção... Acredito que não conseguiria finalizar a leitura, então, prefiro até evitar começar...

    Mas valeu pela dica ;)

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Jhonatan, está já é a segunda resenha que leio sobre este livro que diz a respeito desta monotonia. Isso é meio frustrante na leitura. Mas como ainda é o primeiro livro do autor acredito que no próximo ele vai tirar de letra estes detalhes.

    Beijos e bom final de semana. Camila
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ooi, tudo bom??
    Amo livros que tenham anjos <3 É uma pena quando a história tem tudo para ser boa e o autor não consegue desenvolver :/
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir